Associação de Alunos

Início » Festas e Eventos » Embarcação Santa Maria Manuela–SMM/MARPO 2011

Embarcação Santa Maria Manuela–SMM/MARPO 2011

1º Semestre 2012/13

Matricula: 03/09/2012 - 14/09/2012
Aulas: 10/09/2012 - 21/12/2012 lançamento das notas até 29/12/2012
Interrupção: 22/12/2011 - 31/12/2012 Época de Natal
Exames-Época Normal: 07/01/2012 - 18/01/2012 lançamento das notas até 4 dias após o exame
Inscrição: até 3 dias antes do exame
Exames-Época Recurso: 21/01/2012 - 01/02/2012 lançamento das notas até 4 dias após o exame

2º Semestre 2012/13

Matricula: 07/01/2013 - 31/01/2013
Aulas: 04/02/2013 - 24/05/2013 lançamento das notas até 27/05/2012
Interrupção: 25/03/2013 - 01/04/2013 Época da Páscoa
Exames-Época Normal: 03/06/2013 - 18/06/2013 lançamento das notas até 4 dias após o exame
Inscrição: até 3 dias antes do exame
Exames-Época Recurso: 27/06/2013 - 04/07/2013 lançamento das notas até 4 dias após o exame

05, 06 e 07 de Agosto – Local: Marina Parque das Nações

“Conhecimento em profundidade, transformando o planeta em oceano”
O “Santa Maria Manuela” foi um antigo lugre bacalhoeiro de quatro mastros, construído em 1937 pela Companhia União Fabril, em Lisboa (Portugal). Este navio iniciou a sua actividade na pesca do bacalhau e juntamente com o seu gémeo “Creoula”, fez parte da famosa “Portuguese White Fleet”. Em 1993 foi parcialmente demolido sendo apenas preservado o seu casco. Em 2007, a empresa Pascoal tornou-se a proprietária do casco e deu início ao processo de construção do novo “Santa Maria Manuela”, finalizado em Maio de 2010.
O “Santa Maria Manuela” é actualmente um navio de treino de mar com capacidade para 50 participantes que permite vivências únicas de participação activa. Os temas das viagens são: Observação de Aves e Cetáceos, Mergulho, Astronomia e várias actividades para empresas, designadamente expedições científicas, reuniões de negócios, apresentações de produtos, convenções, festas com serviço de catering até 200 pessoas e team building. Podendo atracar em cais mais pequenos e sem restrições de área de navegação, o “Santa Maria Manuela” permite aceder a destinos menos explorados com uma maior aproximação ao Mar, sendo possível participar a bordo nas suas actividades tais como Faina de Velas, Treino de Leme, Nós de Marinheiro, entre outras.

A participação deste grande veleiro no Festival dos Oceanos enquadra-se na expedição científica SMM/MarPro 2011, que junta universidades portuguesas e espanholas (Campus do Mar) com o objectivo de monitorizar o mar português pela sua importante diversidade de espécies de cetáceos, aves e outros animais e espécies marinhas.
Com a passagem do SMM por Lisboa, o público pode ficar a conhecer este mítico veleiro e através de visitas explicadas e diversas palestras, os visitantes terão a oportunidade de conhecer os resultados preliminares desta expedição podendo tomar conhecimento das técnicas de estudo de cetáceos e aves marinhas, de amostragem de fitoplâncton, zooplâncton e peixe, de análises químicas da água, dos esforços para a mitigação de capturas acidentais e reabilitação de animais marinhos, bem como de recolha de informação ambiental, entre outros temas.

Parceiros do projecto MarPro:
Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro; Departamento de Biologia da Universidade do Minho; INRB/IPIMAR – Instituto Nacional de Recursos Biológicos, I.P. / Instituto de Investigação das Pescas e do Mar; ICNB – Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade; SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.

Parceiros estratégicos ou co-financiadores: SPVS – Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem; Campus do Mar; Universidade de Vigo; SMRU – Universidade de St. Andrews (Sea Mammal Research Unit)
Projecto Campus do Mar:
O Campus do Mar, reconhecido como Campus de Excelência Internacional em 2010 pelo Ministério da Educação, é um projecto liderado pela Universidade de Vigo e promovido pelas 3 universidades da Galiza, o Conselho Superior de Investigação Cientifica – CSIC e o instituto de Investigação Marinha – IEO, que junta os agentes sócio económicos e investigadores da Euro Região Galiza – Norte de Portugal relacionados com âmbito marinho, procurando converter-se num dinamizador da rede transfronteiriça de unidades de investigação, ensino e transferência de tecnologia.
O mar como elemento único, diferenciador e de carácter estratégico da fronteira da euro região Galiza-Norte de Portugal, são os dois pontos-chave que servem de base ao projecto Campus do Mar, que pretende ser o instrumento de desenvolvimento económico e social transnacional, através da geração de conhecimentos e criação de recursos altamente qualificados, da valorização dos resultados de investigações e do estabelecimento de uma plataforma móvel à escala global de recursos tangíveis e intangíveis no âmbito da diferenciação científica e tecnológica.

Lista dos principais investigadores do Marpro a bordo:

Pessoal envolvido no MarPro que estará em Lisboa (não vai embarcar mas irá estar no Festival do Oceanos): Prof. Amadeu Soares; Profª Catarina Eira (coordenadora do MarPro); Prof. José Vingada e Prof. Emilio Fernández Suárez (coordenador do Campus do Mar).

Pessoal coordenador que irá estar no mar: Prof. Pedro Gomes (U. Minho); Marisa Ferreira (U. Minho); Jorge Santos (U. Aveiro); Hélder Araújo (U. Aveiro); Joana Miodonski (U. Minho); Ana Henriques (U. Minho)
Acções a realizar a bordo do SMM durante o Festival dos Oceanos:
– visita ao convés do navio, 50 pessoas de cada vez;
– no convés, estará uma exposição com conteúdos sobre a expedição SMM/MarPro 2011 bem como um espaço de promoção do Campus do Mar;
– será entregue a cada visitante folhetos sobre Pascoal, SMM, MarPro e Campus do Mar;
– serão realizadas palestras organizadas pela Expedição SMM/MarPro 2011 no convés abertas ao público, e no salão Multiusos, mediante marcação no site do Festival dos Oceanos. Nota: sem marcação prévia e nome a constar no check-list à entrada do interior do navio, os visitantes não poderão assistir à palestra.
– passagem no LCD exterior de conteúdos sobre: Recuperação do navio SMM, Expedição SMM/MarPro 2011 e Campus do Mar;
– loja do SMM aberta para venda de merchandising.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: